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Como retornar aos treinos evitando dores e lesões na academia.

sexta, 28 de agosto de 2020 às 20:31:33

Depois de meses em quarentena, Juiz de Fora assim como várias cidades do Brasil começaram a retomar os serviços das atividades físicas. Sendo assim fica a duvida: como retornar aos treinos evitando dores e lesões na academia?

 

Existem dois tipos de público que estão retomando, os que pararam literalmente na pandemia e não fizeram nada , e aquela galera que está treinando em casa.

 

Mas e aí nas duas situações muda alguma coisa?

 

Vamos por partes, pensem comigo. 

 

Na primeira situação temos a galera que não fez absolutamente nada e vamos partir do princípio que, quando você caro leitor estava treinando diariamente o seu condicionamento físico estava no topo e ficando todos esses meses sem treinar automaticamente o seu condicionamento físico diminuiu.

 

Antes de mais nada, condicionamento físico nada mais é do que o estado de saúde de uma pessoa ao praticar atividade física. Dessa maneira, quando eu falo de condicionamento pode ser tanto de aptidão cardiorrespiratória , corporal e força muscular .

 

Ao passo que nosso condicionamento está atrelado ao nosso treino, por exemplo, seu condicionamento está X aí você aplica um treino Y um pouco acima dele, dessa maneira ele cresce e sobe gradativamente de acordo com  o seu treino. 

 

Daí você ficou sem treinar e perdeu um pouco, o que alguns profissionais chamam de destreinamento físico e com isso o primeiro e importante passo é realizar uma ficha inicial com redução de carga de treino para que seu corpo se adeque novamente ao seu ritmo ideal.

 

Não existe uma receita de bolo, alguns vão alcançar em uma semana um resultado próximo do ideal do seu corpo e outros vão demandar um tempo maior de recuperação nos treinos.

 

A principal dica é não voltar com pensamento de recuperar o tempo perdido executando os exercícios com o mesmo peso que você pegava antigamente. 

 

Caso você faça isso pode vir a culminar uma lesão o que pode piorar para o alcance dos seus objetivos.

 

Agora, e a galera que está treinando em casa? Será que já pode voltar pra academia com gás total?

 

A resposta é não rsrs...

 

E explico o motivo, quando você treinou em casa mudou o estímulo do treino, com novas técnicas e adaptações que fizeram você alterar a dinâmica das suas atividades. Nessa perspectiva caro leitor, você precisa readaptar novamente o seu corpo.

 

Sua hipertrofia pode até está Ok, mas você mudou o seu treino e com isso não é adequado voltar com a mesma carga que você pegava anteriormente.

 

Para evitar lesões e ter um treino otimizado minha dica é que você escute seu corpo, ele mesmo vai sinalizar até onde você pode chegar, o seu limite de peso e de repetições. É preciso lembrar que temos outros fatores somados a isso tudo como por exemplo o uso de máscaras nos treinos, o cansaço natural logo nos primeiros exercícios, etc.

 

Por isso todos os exercícios devem ser readaptados para essa nova realidade sempre com o auxílio de um profissional para que você consiga realizar um bom retorno de maneira gradual.

Dhyego Sousa