Icone do Whatsapp
Icone do Whatsapp

WhatsApp:

(32) 999265870
Login | Cadastro | Fale Conosco

0

Blog

OLIMPÍADAS 2021

quarta, 21 de julho de 2021 às 15:18:54

Tradicionalmente ocorrendo a cada 4 anos, as Olimpíadas de 2020 foram adiadas por conta da pandemia do Coronavírus. Por este motivo, estão marcadas para iniciarem entre os dias 24 de julho e 9 de agosto de 2021. O evento ocorrerá na capital japonesa, Tóquio, e será transmitido ao vivo em diversos canais abertos e pela internet. Como estamos na semana de abertura desses tão esperados jogos, vamos conhecer um pouco mais sobre sua história. 

 

 

Como surgiram as Olimpíadas?

 

 

Sabemos que as Olimpíadas tiveram origem na cidade de Olímpia, na Grécia, com o objetivo de promover trégua entre estados rivais por meio dos jogos esportivos, os gregos tinham uma ligação religiosa e eram dedicados a Zeus. 

 

Atenas foi a cidade que realizou a primeira Olimpíada da Era Moderna, em abril de 1896, com delegações de 14 países, competiram 241 atletas ao todo em nove modalidades diferentes. Desde essa época, os Jogos Olímpicos passaram a ser realizados de quatro em quatro anos, à exceção dos anos de 1914, 1918, 1939 e 1945, quando ocorreram a Primeira e Segunda Guerra Mundial. 

 

Atualmente, são competições tradicionais de diversas modalidades esportivas onde participam atletas do mundo todo. Continua sendo de extrema importância, representando um evento de globalização para o mundo. Um exemplo disso é a própria bandeira que representa a união dos cinco continentes. 

 

 

Quais são as características/curiosidades desse evento?

 

 

• A repercussão desse evento é tão grande que impacta diretamente a economia, de maneira positiva. A atração de turistas de diversas partes do mundo faz com que sejam promovidas melhorias estruturais para o país, como por exemplo a rede de transporte, moradias, calçadas e instalações esportivas. Sem contar os inúmeros novos postos de trabalho que são promovidos durante o evento. 

 

• Os jogos desse ano serão compostos por 46 modalidades esportivas e mais de 300 atletas participando, sendo o maior evento já realizado em Tóquio.  

 

• Em Olímpia (Grécia), uma chama foi acesa pelo sol evocando a lenda de Prometeu que teria roubado o fogo de Zeus para o entregar aos mortais, mantida acesa até o encerramento dos jogos. Isso se tornou o símbolo dos jogos e até hoje temos a tocha olímpica que fica acesa até os jogos acabarem 



Como serão as Olimpíadas esse ano?

 

 

Pela primeira vez na história, o evento possivelmente irá ocorrer sem a plateia, como decretado por conta da pandemia do coronavírus. As fronteiras do Japão estão fechadas para estrangeiros devido ao vírus, isso significa que nenhum torcedor internacional pode viajar para os Jogos. Porém, ainda será transmitido ao vivo para todos os canais abertos. Atletas internacionais e equipe de apoio terão que apresentar o teste de ausência do Covid antes das competições e na chegada ao Japão para que possam competir. 

 

Pesquisas recentes mostram que a população japonesa não quer que a Olimpíada siga em frente. Várias cidades japonesas que deveriam receber atletas teriam desistido por medo de que a chegada deles aumentasse a disseminação do Covid e pressionar o sistema de saúde. Porém, o país decretou que com todas as medidas de segurança seria possível prosseguir com os jogos. 

 

O tradicional mascote deste ano será o Miraitowa. Esse nome é uma combinação das palavras em japonês “futuro” (mirai) e “eternidade” (towa) e, segundo a organização, “foi escolhido para promover um futuro cheio de esperança eterna nos corações das pessoas em todo o mundo”.